8 dicas para te ajudar a parar de roer as unhas

Publicado em 23 de fevereiro de 2012 por . 28 comentários, só falta o seu!

Roer as unhas é um hábito feio e bem mais comum do que se imagina. Quem sofre desse mal sabe dos muitos problemas que as unhas roídas causam e o quanto é difícil parar de roê-las. Conheça algumas dicas para você acabar de vez com esse vício.

Como parar de roer as unhas?

O ato de roer as unhas demonstra estresse, ansiedade, nervosismo. Esse péssimo hábito pode prejudicar bastante sua saúde. Ao levar as unhas à boca você estará transportando germes, causando infecções, o desgaste do esmalte do dente, cáries, entre outros danos à saúde.

A cura para esse mau hábito vai desde soluções simples até as que vão além da estética. Nada funcionará se você não tiver força de vontade e quiser parar de verdade. Não existem milagres, mas se estiver disposta, listei abaixo algumas dicas que irão te ajudar a parar de roer as unhas.

1. Preste atenção em quais momentos essa mania se manifesta: É preciso aprender a lidar com os sentimentos e principalmente com a ansiedade. Passe a anotar em um papel a causa desse problema, se é no trânsito, antes de uma apresentação de trabalho, em um encontro ou na hora de tomar uma decisão importante. Essa é uma forma de mapear suas “crises” e aprender a lidar com elas.

2. É preciso relaxar: Outra dica para se esquecer de roer as unhas é inventar um jeitinho de relaxar para não ter crise, como por exemplo, o velho truque da caneta no bolso para colocar e tirar a tampa, formas diferentes de respiração, etc.

3. Mantenha as unhas sempre bem cuidadas: Esse é um ótimo incentivo e o mais aconselhável pelas ex roedoras de unhas. Mantê-las lixadas e curtas evita o acúmulo de sujeira embaixo das unhas e consequentemente evita que se enganchem em objetos e roupas, grande estímulo para começar o descontrole de arrancar a pele dos dedos.

4. Esmaltes coloridos: Quem não gosta de ver as unhas arrumadinhas e pintadas? Abuse dos esmaltes em tons vibrantes e com texturas diferentes. Mas reserve uma semana por mês para deixar as unhas respirar sem esmaltes.

5. Evite acetona: Se gosta de pintar as unhas, é importante não fazer uso de removedores de esmaltes que contenha acetona, ela aumenta a porosidade da unha deixando-as fracas e quebradiças.

6. Unhas postiças: Existem dois tipos diferentes de unhas postiças no mercado, aquelas compradas prontas e as que são moldadas em cima da sua unha. Independente de sua escolha, esse tipo de produto é estratégico para criar uma barreira e dificultar que você leve a mão à boca. Mas assim como o esmalte, é preciso cautela e evitar a aplicação constante para não alterar a estrutura das unhas e deixa-las enfraquecidas.

7. Inibidores: No mercado existem vários, um com um gosto pior que o outro. Para algumas pessoas os inibidores foram a solução perfeita para dar adeus as unhas acabadas. Por outro lado, outras pessoas se acostumaram com o gosto estranho e continuam com o mau hábito. É importante pedir indicação a um dermatologista para prevenir problemas com a ingestão.

8. Fotos: Nada melhor do que imagens das unhas de pessoas que te inspiram para te ajudar a chegar ao seu objetivo e não levar a mão à boca.

Já roeu unha? Relata o que te fez parar, com certeza servirá de ajuda para outras pessoas.


Você já tá me seguindo no Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e Youtube?! Pois deveria. =)

Para pedidos de maquiagens ou sugerir assunto para post entre em contato via e-mail, Facebook, , Twitter, entre outros meios presentes aqui no blog. :)





Receba os posts do EuMaquio.com por feed ou email

3039 Assinantes Assinar o feed


  • Danielle Curinga

    Ainda bem que não tenho essa mania, minhas unhas são bem grandes e fortes.

    • Vivi Trentini

      Que sorte! :)
      Queria poder dizer o mesmo, as minhas são super fracas :~

  • Cissa Belem

    Roí as unhas até os 15 anos. Quando cheguei a essa idade, a minha mãe me chamou e conversou comigo, disse que eu já estava grande e perguntou se eu não tinha interesse em deixar minhas unhas crescerem, como acontecia com as outras garotas.
    Falei que gostaria e começamos a nos esforçar. Ficava sem roer (na época eu não usava esmaltes) e, se colocasse o dedo na boca e roesse, lixava e começava tudo de novo. Para não ficar neurótica, deixava todas do mesmo tamanho. Com o tempo a vontade foi diminuindo mas continuei comendo as peles envolta da unha.
    Consegui parar de comer essas pelinhas no ano passado, depois que comecei a hidratar as cutículas intensivamente e ver que elas estavam diminuindo…

    Olhando para elas agora, vejo que tudo valeu a pena. ;)

  • Raquel

    Eu parei de roer as unhas com uns 11 anos de idade, assim do nada. Hoje em dia até esqueço de cortar as unhas…só vou reparar quando eu me corto com elas rs. Mas o avon vende um produto muito bom para passar na unha e evitar roer.

  • Aline Pacheco

    Eu roía muito as minhas quando era mais nova, parei porque me apaixonei por esmaltes coloridos e não podia usa-los!

  • Taynara

    eu adorei

  • Belissima_aninha2010

    muito bom , eu parei de ruer unha fazendo uma promessa para o meu time , conseguir parar por uma semana , foi legal mas acabei roendo de novo ! :( mas valeu a dica :)

  • Meire Rosemary

    nossa sofri mt roendo as unhas pq chegava até tirar sangue delas!!!
    masssss, em abril fazem 2 anos que parei,por força de vontade.
    qd vc quer vc consegue !!!
    tenha força de vontade vc tbm.

  • liliane

    ola eu tenho 23 anos adorei a dica a uma semana que nao estou roendo as unha eu coloquei unhas postiças e estou adorando ter unhas grandes nao vejo a hora de ter unhas grandes e saudaves

  • Luitrafresauh

    Eu tenho 12 anos e ainda roo unha mas eu estou ja faz 5 dias q nao roo mas, acho qu é um ataque de nervosismo vejo todo dia unhas lindas perfeitas em minha escola menos a minha entao eu tento parar mas sempre da um controle nas minhas unhas e nos meus dentes ai eu roo de novo! :(

  • Lulucat

    Olá, eu costumava roer muito as minhas unhas, ela eram feia e seu formato era pequeno, eu consegui parar com esse vício roendo apenas as unhas dos polegares e deixando as outras crescerem e como eu via que todas estavam bonitas eu parei de roer de vez, já faz 4 anos eu não roo minhas unhas agora elas são lindas e com seu formato comprido

  • Nessa Dias

    Eu sou bem diferente , eu não roo as unhas por nervosismo , ansiedade .
    Nada disso , já é vicio mesmo .

    Tenho 11 anos e minha mãe so cortou minhas unhas quando eu era bebe , de 1aninho pra cá eu nunca mais consegui parar de roer . Minhas unhas são apenas 1cm e meio de cumprimento e 1cm de largura .

  • Carlapriscila

    Desde criança eu faço isso,mais o segredo é sempre,mater as unhas bem cuidadas,se ha algum dia que eu volte a roer é porque esta proximo de fazer as unhas,caso contrario nem coloco a boca

  • dani

    ola eu comia minha unha literalmente comi a minha vida toda, elas eram feias e tinha vergonha do aspecto delas, mais um certo dia resolvi não comer mais via minhas amigas com unhas grandes e linda com esmaltes diferentes e ela falando que a minha estava feia,pra mim para de comer ,ai eu entrei em uma empresa de call center todas mulheres la tem unhas grantes decoradas lindas ai não comi mais, mais vou confesar e muito dificil de parar no começo no primeiro mes voce senti o gosto da unha na sua boca fica louka pra roer mais se vc quer alcansar um objetivo vc consegue foi assim que parei agora estou 1 ano e meio sem roer a unha elas estão lindas fortes, espero que vc tenha força de vontade para parar

  • Dani

    i ai ferreira conseguiu parar

  • Kary Rafaella

    Nossa tem 3 meses que parei de roer unha
    Consegui parar de roer comprando um alicate e esmaltes novos e de 3 em 3 dias arrumando a unha.
    bjus

  • aline

    eu parei de roer a unha faz 2 meses e pra mim no começo era muito difícil, mas agora nao é tao difícil assim.
    eu via as minhas amigas com unhas lindas, bem pintadinhas e arrumadas.
    minha mãe tentou diversas vezes fazer eu parar de roer, colocando unhas postiças e tal… E eu nunca parava ….. Só depois que a minha mãe já tinha perdido as esperanças eu parei de roer.
    Eu só parei de roer só para ver como ficaria se estivesse grande, ai eu gostei e até agora não rou mais unha.

  • Lolita15

    Oi, eu ainda não consegui parar de roer as unhas mas estou a tentar, consigo parar de roer durante no máximo 2 meses mas sempre que chega a altura dos testes, o meu trabalho vai todo por água abaixo… mas agora está muito melhor do que antes.
    O truque é ter sempre suas unhas pintadas e lindas, mesmo que estejam pequenas não se esqueça de as limar sempre porque vc só vai ter mais vontade de as roer se elas estiverem feias.
    Também é uma boa dica mastigar pastilha porque assim vc não vai sentir vontade de levar as mãos á boca.
    ->essas são as dicas que tenho seguido e estão resultando porque minhas unhas estão lindas e tenho sentido menos vontade de as roer na altura dos testes.

  • Simonne

    Tenho 35 anos e sé tive unhas grandes e bonitas qdo me casei, depois voltei a roer td de novo. Tento chupar pastilhas no momento de roer, já fiquei com luvas e até esmalte com gosto ruim, mas está muito difícil mesmo, me perguntam se não dói, me dão dicas, mas…. Um dia conseguirei sei disso !!!!!!

  • Monica Godoi

    Olá, faz 2 anos que parei de roer unhas, comecei a roer unhas aos 07 anos de idade e só parei aos 26 anos. Dica: sempre deixar as unhas bem feitas, até hoje se vejo minhas unhas quebradas ou sem fazer acabo levando á boca, principalmente se estou ansiosa, porém não da mesma maneira que antes, consigo me controlar.

  • Suzy

    Tenho 48 anos. Roi as unhas minha vida toda. Há 03 meses coloquei unhas de gel, por indicação de uma amiga, e não roi mais unhas, pois as unhas de gel são duras e difíceis para roer.

    • Joanafvieira

      Fiz a mesma coisa! rui unah por 28 anos e nao conseguia de JEITO NENHUM!! usei aas unhas de gel por uns 2 meses e qdo tirei ja estavam grandinhas, assim fui so mentendo pintadas de vermelho! hj ja estao quase no ponto certo!!

  • AC.Santiago

    Parei de roer unhas à 5 anos. Fui parando aos poucos. Escolhia um dedo que eu não deveria roer mais. Com o tempo fui escolhendo outros, um de cada vez. Até que sobraram apenas os dedinhos. Parei com um e outro continuou sofrende. Até que um dia resolvi q era mesmo hora de parar de vez. À essa altura as minhas unhas já estavam perfeitas e passei a sentir pena de roe-las.

  • Beatrizcuin

    oi pessoal eu sou uma ex roedara de unha,
    eu consegui parar de roer unha pintando-as
    de esmalte de cor escura como: vermelho,
    roxo, pink,preto e muitas outras.
    QDO PINTADAS AS UNHAS VC NAO ROERA ELAS
    E SIM IRÁ FICAR RASPANDO O DENTE NAS UNHAS
    PARA TIRAR O ESMALTE, E ASSIM VC IRA PERDER
    A VONTADE DE ROER AS UNHAS.
    foi assim q parei espero q tenha ajudado,
    vlw pessoa.

  • Natalia

    Oi meu nome é Natalia e eu parei de roer unhas a mais ou menos 6 meses, eu já tentei de tudo e roía ate unhas postiças, então passei a usar um esmalte para reforçar as unhas (casco de cavalo) elas ficaram duras e difíceis de roer (mais isso não é na primeira semana vc tem que passar todo dia), alem disso passava duas camadas de esmalte e sempre que tinha vontade de roer unha arrancava o esmalte, hoje tenho unhas enormes (sebe pra matar a vontade) e sempre que tenho vontade de roer unha eu acabo com o meu esmalte por mais lindo que esteja.

  • Geovana santos

    Eu tenho 11 anos e não consigo parar de roer unhas mais eu já estou conseguindo.
    Eu vou parar :(

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Acho que essa é a grande dica Bárbara, manter as unhas sempre bem feitas e bonitas. Você vai conseguir! Bjão

  • Luana

    Eu sempre tive unhas roídas, desde novinha as deixava feias e super curtas, a minha vontade de parar de roê-las sempre foi enorme, mas sempre que eu decidia parar de roer só passava 2 semanas ou 3 no máximo sem colocar os dedinhos na boa. Essa vontade durou anos e anos, até que esse ano eu finalmente parei de roer as unhas, tinha um casamento para eu ir e todo mundo estava indo na manicure, até que minha tia (que mal lembrava do meu péssimo hábito) marcou uma manicure pra mim, quando eu fui mostrar as minhas mãos morri de vergonha de todos que estavam presente no salão, e senti da minha falta de capacidade de parar com isso, ficava pensando que a manicure estava dizendo: ”Por que fazer uma unha deste tamanho? Aliás, nem unha esta criatura tem.” Enfim, saí do salão e coloquei na minha cabeça, a partir de hoje deixarei minhas unhas crescer, e hoje meninas posso dizer que conseguir, logo eu que nunca acreditei, finalmente conseguir, pinto as unhas sempre, hoje elas são grandes e bonitas, do jeitinho que eu sempre quis, e sou viciada em esmaltes, mas aconselho a sempre deixar a unha respirar, faz parte para deixá-las sempre bonitas. Então é isso, força de vontade é o segredo, um dia que tem esse hábito também vai se ver feliz com suas unhas. Beijos