Como escolher o vestido do casamento civil?

Publicado em 17 de maio de 2012 por . 11 comentários, só falta o seu!

Seja por preferência do casal ou considerando os planos para a nova vida a dois, é cada vez maior o número de cerimônia civil. Já que o tradicional longo vestido branco de noiva não é o apropriado para esta ocasião, vamos ver dicas de como escolher o vestido ideal para o seu casamento civil.

vestido do casamento civil

A cerimônia geralmente é realizada no cartório de registro civil da cidade, isso significa que merece do mesmo jeito todo o carinho e a atenção da parte dos noivos, dos familiares e dos padrinhos. A noiva, ao procurar o vestido para este grande dia, deve se lembrar dos seguintes detalhes:

- Horário da cerimônia: os casamentos civis em cartório acontecem durante o horário comercial de atendimento ao público, ou seja, seu casamento será de manhã ou de tarde. Para a escolha do vestido, direcione sua atenção para peças singelas e delicadas, de textura leve, sem muitos babados, brilhos ou detalhes extravagantes e chamativos.

Como escolher o vestido do casamento civil?

- Época do ano: esteja atenta a época da data marcada e ao clima da cidade em que vocês vão se casar. Não pise na bola de escolher, por exemplo, um vestido super fresquinho e aberto sabendo que as temperaturas vão baixar. Evite o desconforto causado por uma roupa inapropriada ao clima, o dia é especial demais para você ter desconfortos assim!

Com esses detalhes em mente, agora temos condições de começar a idealizar o vestido! Reflita um pouco sobre qual é a imagem pessoal que você quer transmitir neste dia. Uma noiva produzida? Moderna? Romântica? Discreta? Elegante? Descontraída? Espontânea? Confiante? Essas referências são importantes, pois o estilo da imagem pessoal escolhida será seu guia daqui para frente ao pensar nos seguintes critérios:

- Modelo: as linhas simples e elegantes são as que se mantêm mais tradicionais. Um vestido sem detalhes, de comprimento dois dedos acima do joelho e dois dedos abaixo do joelho será com certeza um modelo incrível.

- Cor: engana-se quem acha que deve estar presa aos tons de branco, bege e marfim. Eles são permitidos, mas lembre-se que se quiser, a cerimónia civil permite que se arrisque na cor!

Aqui você tem a liberdade de escolher tons alegres e emocionantes como lilás, coral, rosinha, violeta, azul claro, verdinho suave. Com certa cautela, as românticas até têm espaço para um estampado floral leve e discreto, fica lindo. Se quiser um charme opcional e fazer uma ligação à tradição do branco, aposte em trazer um detalhe branco para o seu look. Pode, por exemplo, acompanhar seu penteado de uma flor branca ou um laço lateral no cabelo. Fica romântico e delicado, dando um ‘toque especial’ de noiva que você merece neste dia.

- Tecido: o tecido do vestido depende muito do clima da data escolhida mas, uma coisa é certa, para estar linda não precisa escolher um tecido refinado. Tenha-o nas mãos, sinta o toque e o caimento do tecido, é a melhor forma de acertar na escolha.

- Acessórios/destaques: aquele velho ditado: “menos é mais!” também é válido para agora viu? A jóia mais importante do momento está prestes a ser colocada no seu anelar esquerdo! Nenhum acessório merece mais destaque ou atenção, não é? Opte por singeleza e discrição. Se gostar, remeta mesmo ao minimalismo.

Nestas imagens, há vários modelos para se inspirarem:

Como escolher o vestido do casamento civil?

Como escolher o vestido do casamento civil?

Por fim, a última dica é: experimente tantos modelos quanto quiser ou puder! Tente visualizar a imagem pessoal que você escolheu quando experimentar cada modelo para ver se está de acordo com o objetivo que você quer. Acredite, quando você achar que está decidida, na verdade não haverá margem para dúvidas! É a maior satisfação a sensação de estar confiante de frente para o espelho e pensar “É este sim! O vestido para o meu casamento vai ser este!”.


Você já tá me seguindo no Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e Youtube?! Pois deveria. =)

Paulista morando em Portugal, Gestora de RH e estudante, é a capricorniana determinada que adora sapatos, esmaltes, dicas de maquiagem e viagens. Acompanhe Tarícia em seu blog e Facebook! Saiba como fazer parte do EuMaquio.com.





Receba os posts do EuMaquio.com por feed ou email

3039 Assinantes Assinar o feed


  • Mayara Goulart Lima

    Amei as dicas! Pretendo casar no civil e estas dicas foram valiosas!

  • http://useblush.blogspot.com/ Taricia

    Gostei da imagem Ane! Bjs (:

  • Tifany Salgado

    Nossa, esse post me deixou com a consciência mais tranquila. Estava tão arrependida de não ter me casado de branco no civil, porque no fim eu não me casei na igreja. Adorei as dicas, e os vestidos são tão lindos… Beijosss

  • http://profile.yahoo.com/5EYDGN2F64LWS7MV3Q24XXBQSU Nádia

    uiiii, adoro falar de casamento e pra falar a verdade que mulher não gosta hem???
    Quando chegar o meu momento vou me lembrar muito bem dessas dicas viu, vlw..
    bju-bju :)

  • Dai-ane23

    vou me casar no dia 23 05 2012 e adorei as dicas bjs!

  • lea seixas

    Gostaria de ver aqui, modelos e sugestões de vestido ,(cassamento civil) para pessos gordinhas. Vou me casar em julho por isso quero saber. Se vc puder me ajudar desde ja agradeço…

  • Bianca Devai

    Gostaria de saber de onde são os vestidos? loja, endereço, valor….
    Bjs

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Parabéns pelo casamento, Beatriz. Tudo de bom em sua vida. Bjos

  • Alessandra

    Aonde eu encontro esses vestidos amei os tons de azul e rosa.

  • edjane

    onde encontrar um vestido para casamento no civil,meu casamento é daqui 25 dias por favor me ajude…e um sapato que combine…obg!

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Oi Mari, tudo bem? Não tem problema algum você se casam com um vestido longo. Será o seu grande dia e você tem o direito de realizar o seu sonho, só te passo a dica de usar algo realmente mais simples como você falou. Pode ter um pouco de brilho se preferir, mas bem sutil. Felicidades e muito amor!!!