Aprenda a usar: Batom vermelho

Publicado em 10 de novembro de 2009 por . 45 comentários, só falta o seu!

Nada como um lindo batom vermelho para dar aquele ar de sensualidade em seu visual, deixando-a mais sexy e sofisticada, um look digno das divas do cinema, não?

Neste post tentarei passar um guia prático e ágil de como usar o batom vermelho, independente da sua idade ou seu tom de pele. Aprenda a realçar a sua beleza e tire partido dessa cor tão feminina!

Para a sua idade…

Scarlett Johansson, Siena Miller e Rihanna

Aos 20 anos

Nas mais novas, o batom vermelho-vivo é sinônimo de modernidade e diversão. Nada de lábios demarcados. Basta passar o bastão na boca rapidamente, sem deixar definição nem marca. Prefira os cremosos e com filtro solar na fórmula. Fica lindo com jeans, camiseta branca e fivelinhas no cabelo.

Angelina Jolie, Cameron Diaz e Drew Barrymore

Aos 30 anos

Uma idade perfeita para variar: você pode (e deve!) usar toda a gama de cores do vermelho. Aplique com perfeição usando o pincel para delinear e preencher os lábios, sempre com o mesmo produto. Invista em batons tecnológicos com ingredientes hidratantes e antiidade, como o ácido hialurônico.

Nicole Kidman, Lucy Liu e Catherine Zeta-Jones

Aos 40 anos

Todas as tonalidades de vermelho estão liberadas para você, mas à noite prefira os tons de vinho e os vibrantes. Como a perda de colágeno afina e altera o formato dos lábios, invista em batons que dão volume. Escolha as versões disponíveis: os ativos que aceleram a produção e preservam o colágeno; os que retêm a água e preenchem as linhas da boca; e os que iluminam, criando ilusão de amplitude.

Oprah Winfrey, Demi Moore e Sharon Stone

A partir dos 50 anos

Para não destacar as linhas de expressão, deixe de lado os vermelhos vibrantes e as nuances de vinho. Use batons vermelhos puxando para os tons marrons e alaranjados, com ingredientes que dão volume e que ajudam a preencher as linhas internas e acima dos lábios. Além disso, redefina o contorno labial com um lápis da mesma cor do batom. Nunca contorne a boca com um lápis mais escuro. Isso envelhece.

Para seu tom de pele…

Batom vermelho para pele clara

Mulheres de pele clara, famosas branquinhas, podem ousar mais, devem apostar em cores vibrantes, como vermelho-cereja, vermelho-tomate e fúcsia. Evite os alaranjados, que apagam o visual.

Batom vermelho para pele oriental

Mulheres orientais, com a chamada pele oliva, ficam bem com tons abertos. Vermelho-tomate faz um ótimo contraste e valoriza o look de mulheres jovens, na faixa dos 20 anos. Tons mais intensos e escuros trazem sobriedade e combinam com mulheres a partir dos 30.

Batom vermelho para pele morena

Mulheres morenas devem tomar mais cuidado. O melhor é optar por tons de vermelho mais escuros e fechados, próximos ao framboesa. Nada de tomate e laranja.

Batom vermelho para pele negra

Mulheres negras ficam elegantes com tons de vermelho bem escuro. Aposte em tons metalizados e de fundo acobreado, que valorizam ainda mais a pele escura.

Como aplicar…

Se você é discreta, aposte no vermelho-laranja, fazendo par com as sombras neutras e opacas (sem brilho) e blush em tons terra. Com essa cor de batom, nada de blush rosa! A maquiagem fica mais sofisticada.

Se você é sexy, invista no vermelho-vinho. Ele deve ser usado à noite, em festas que exijam decote e salto alto. Marque os olhos com sombra grafite, e use delineador e blush em tons terra.

Se você é moderna, vá de vermelho-vivo durante o dia, mas não carregue o visual: nos olhos, use apenas rímel preto. Já à noite, passe delineador e sombras escuras esfumaçadas.

Dicas

1. Use um lápis do tom do batom para fazer o contorno antes da aplicação. Isso evita que o batom escorra;

2. Espalhe o batom com pincel, respeitando o desenho dos lábios. Assim ele fixa melhor, e o contorno fica mais preciso, sem manchas ao redor da boca;

3. Se quiser um resultado mais suave e discreto, passe o batom com a ponta dos dedos;

4. Para tirar o excesso, pressione suavemente os lábios contra um lenço de papel;

5. Tenha o batom sempre na bolsa, para fazer retoques;

6. Os vermelhos sem brilho são mais fáceis de usar. Não tem erro;

7. Se você tem lábios finos, finalize com um pouco de gloss. Tire o excesso com lenço de papel ou guardanapo.

Qual o seu batom vermelho favorito? Você tem alguma dica? Deixe aqui nos comentários.


Você já tá me seguindo no Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e Youtube?! Pois deveria. =)

Para pedidos de maquiagens ou sugerir assunto para post entre em contato via e-mail, Facebook, , Twitter, entre outros meios presentes aqui no blog. :)





Receba os posts do EuMaquio.com por feed ou email

3039 Assinantes Assinar o feed


  • Luiza

    Oi, adoro batons vermelhos, mas fico em dúvida se devo usar porque sou bem branquinha mas minha pele fica rosada facilmente. O batom vermelho continua valendo nesse caso? Beijo e parabéns pelo site.

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      @Luiza:

      Oi Luiza :D
      Claro que deve usar o batom, vai ficar linda. Cores quentes como o vermelho, além de deixar a mulher destacada, evidencia a beleza.

      Beijos e obrigada pela visita!
      =*

  • Dany

    Acho lindo batom vermelho, e não tenho maiores problemas e táticas ao usá-lo: passando com cuidado é suficiente!eehehe

    Minha dúvida é se adoto o look retrô boca vermelha + olhos delineados na minha formatura ou se deixo o “drama” concentrado nos olhos com um esfumado preto (sou bem branquela e olhos azuis).

    Parabéns pelas informações, muito lindo o espaço de vocês =]

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      @Dany;

      Oi Daaany :D
      Com certeza com o olhão azul esfumadinho vai arrasar :D
      Obrigada pela visitinha, sucesso em sua vida e parabéns formanda!

      Beijos

  • http://blog-princesas.blogspot.com/ Aninha

    Oi Ane
    Adoooooooooooooooooooro seu blog!!!
    Deixei um selinho no meu cantinho pra vc!! Passa lá!
    Bjos.

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      @Aninha

      OI Aninha fofa
      Obrigada pelo selinho, amei :D

      Beijooos e sucesso com o seu blog!

  • http://myelectricbarbarella.blogspot.com/ Barbara Mendes

    eu cismo que batom vermelho fica horrível em mim, sempre usei tons claríssimos… mas eu acho liiindo!

    sou morena clara, pele meio “oliva” e já testei todo tom possível… será que não combina comigo ou será mesmo só a falta de costume? =/

    beijosss

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      @Barbara Mendes

      Oi Babi, acho que a falta de costume mesmo. As morenas ficam lindas de batom vermelho…basta acertar o tom!

      Beijos e obrigada pela visita, adorei!
      :D

  • Dany

    OI Ane!
    Adoro seu blog! Já aprendi muita coisa por aqui. Eu tbm acho que batom vermelho pra mim tbm não fica bom, sou morena com cabelo castanho escuro e não acertei ainda a cor. Como eu faço isso? Um grande beijo, Dany.

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      @Dany

      Oi Dany, muito obrigada pelo carinho viu? :D
      Opte por tons de vermelho mais escuro, nada de tomate e laranja.

      Beijooos

  • karina

    adorei o blog adoro batom vermelho estes batom estão com cor otimas e linda e fica muito bom na boca e lindo

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Obrigada Karina! =D

  • http://twitter.com/Mitternatch Tamiris Hirata

    Eu sou descendente de orientais, mas minha pele é morena clara. Fica bom se eu usar uma camada fina de batom vermelho com um traço fino de delineador nos olhos e rímel preto? Se sim, que tom de vermelho eu devo usar?

    PS: Eu tenho 15 anos.

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Qual o problema em ter a cor mais desejada do mundo Tamiris? Você vai ficar linda de batom vermelho e delineador. Aposte no batom vermelho vibrante com um pouco de gloss, como a Rihanna. Arrase gata!

  • http://www.twitter.com/gabiberries Gabiberries

    Amei o post, muito informativo!
    Eu não tenho os dentes brancos feito pérola, por isso acho que não devo chamar atenção pra minha boca…acha que isso é coisa da minha cabeça e eu devo apostar mais nos batoms?
    Outra coisa…minha boca não tem esse formato sexy e de coraçãozinho, é bem fininha. Eu percebo muitas vezes que o batom das famosas não fica só na boca, é como se elas desenhassem um contorno novo…como esse desenho deve ser feito?
    Obrigada, bjs e continuem com o ótimo trabalho! :)

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Acho que é coisa da sua cabeça, Gabi. Aposte no batom vermelho sem medo. Para mudar o formato de seus lábios use lápis de contorno do tom da sua pele ou do batom, ele deixa a boca mais desenhada e linda. O desenho não deve passar muito do seu contorno natural, muito cuidado nessa hora. Beijos e arrase!

  • http://anjinhatransex@hotmail.com Fabyane

    oi amo a cor vermelha mas sou branquinha loira olhos verdes tenho vontade de usar o batom vermelho mas tenho medo de nao cair muito bem comigo e nao saber combina como faço para usa-lo vou me casa o mes q vem quero usar o vermelho pra surpreender meu marido pois ele vive pedindo quero presentia-lo nesse dia especial oq me sujere como faço meu make nesse dia tao especial obrigada desde ja

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Oi Fabi, vermelho é uma cor bem chamativa, nada que depois de um tempo não se acostume. A dica é fazer uma maquiagem leve, com sombra neutra e muitas camadas de rímel. Nada de sombra preta, o destaque será o batom vermelho. Beijos

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Oi Manuu, tudo bem? Primeiramente seja muito bem vinda ao EuMaquio.com! Vou ficar devendo a cor do batom (parece algum com fundo fúcsia), mais só sei que por cima ela passou gloss rss.

    Bjus

  • Dadanivea

    Oi, eu tenho uma dica, conhece estes pinceis de boca! para passar baton, pegue um que você não usa e passe no pó compacto e passe em volta da boca, para ficar com perfeição e qual é a cor do baton que a mulher do lado da RIHANNA esta usando?

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Oi Fe, tudo bem? Para não melar os dentes novamente já testou outra textura de batom? Acho que irá funcionar. Se o lápis for da cor de seus lábios não tem problema algum já que o batom irá ser passdo por cima dele. O gloss fará com que o batom escorra.

    Bjuus e obrigada por acompanhar o blog.

  • Marina_agatinha_12

    Olá amei as suas dicas mais eu sou fã numero 1 do batom super vermelho tenho a pele extra branca uso protetor solar fator 60 uso um primer um blush cor rosa claro no rosto e umas mãozinhas de rimel e batom vermelho ai pra ficar com a boca parecendo de veludo sabe aquele vermelho como se tivesse numa boneca uso por por cima do batom vermelho e depos mais batom e sborrifo mais pos e ai comprimo os labios e els fica super lindode noite de dia pra tudo, bjão querida 

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      O batom deve ficar muito bonito como você faz Marina, vou fazer o teste depois e te conto! Bjos

  • Andressa

    Sou fã numero 1 de batom vermelho, esse mês comprei o vermelho vivo do o boticário…Segundo as vendedoras é o vermelho mais vermelho que eles tem, aceito sugestões de vermelhos bem chamativos hehe beijão =**

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Adoro o batom vermelho do Duda Molinos, ele é lindo Andressa. Bjos

  • Jeniffer Lima

    adorei a dica, mas eu acho q fico com a boca maior com batom vermelho…

    Estou convidando para participar do sorteio de Natal
    site: stetica.

    bjos

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Obrigada pelo convite Jeniffer! Bjos

  • Marininhaborgesm

    Anee to desesperada! rsrsr! vou formar em Dezembro e não sei o make q uso com akela beca horrorosa q tenho q usar. Vc tem alguma idéia?! =/ plz!

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      A beca é feia pra caramba mesmo kkkk. Qual a cor do seu curso?

      • Marininhaborgesm

        ixi nem lembro, mas acho que é azul! se não for, é amarelo =/

        • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

          Uma maquiagem azul petróleo com dourado e um tiquinho de preto fica linda para as duas cores Mari. Sucesso! ;*

  • http://twitter.com/barbara_gananca Bárbara Ganança

    Olha …. depois de todo esse conteúdo eu vou até tentar passar o vermelhão na boca denovo ! kkk eu sempre tive péssimas experiências com esta tonalidade … sempre acabo tirando com um lencinho logo depois de aplicar e me ver no espelho! O.o” triste né ?! É q na minha cabeça, vermelho só combina com looks impecáveis, quando a pela está perfeita e agente vai pra um lugar baphonyco! (Isso raramente aconte ce) hauhahahahaa…

    Vamos lá ;;;; vou insistir mais!

    O post tah hiper completo! =)

    Já li uma dica p/ batom vermelho q talvez ajude as meninas tb …. passe corretivo na boca, e depois de finalizar a aplicação do batom, dê uma passadinha cuidadosa de corretivo no contorno dos lábios(por fora)… dá aquele UP! no bocão! (vi videos disso e realmente funciona!)
    Bjs

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Essa dica do corretivo é mega importante, também costumo fazer isso de vez em quando. Bjos lindona

  • Juliana Gnewuch

    eu amo batom vermelho e sempre que posso to usando. Mas com suas dicas Ane vou arra
    sar geral.. ahaahah

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Pois arrase Jú hahaha

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Ainda não consegui descobrir, ela ta com gloss por cima =/

    • rafaela mansano

      Riri woo ou rub woo da MAC..

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Pode usar o lápis sim Fe, só que depois passe o batom por cima com a ajuda de um pincel. Isso faz com que o batom se confunda com a cor do lápis e tudo vire uma única cor.

    O gloss sobre o batom o faz durar um tiquinho menos e não ter a mesma fixação. Mas acho o efeito lindo! Bjos

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Depende da tonalidade do cabelo, mas precisa tomar muito cuidado para não criar um visual berrante.

  • Jussara Araujo Silva

    Gosto muito do Russian Red, mas, com as dicas aqui, acho que vale a pena eu investir em vermelhos mais vivos.

  • Tathá

    Um ótmo batom é o da avon extra lasting(cereja), a cor é lindaaa e combina com todas as peles…
    o meu namoradoo m beijou e o batom nao saiuuu kkkkk

  • Almerinda Braz

    Eu tenho os lábios meio grosso fica bem usar um batom vermelho?

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Não tem problema você usar batom vermelho por ter os lábios grossos, os meus são volumosos e eu abuso de batom escuro. Só é preciso se acostumar, depois você vicia rs. Beijos Almerinda

  • http://www.facebook.com/nathalya.mendes.5 Natália Mendes

    Eu tenho os lábios roxo.Como faço pro batom vermelho claro destacar na minha boca?

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Oi Nat, o truque é aplicar base ou corretivo sobre os lábios. Sempre faço isso! Beijos