17 receitas caseiras para problemas nos cabelos

Publicado em 30 de novembro de 2009 por . 50 comentários, só falta o seu!

Confira 17 receitinhas caseiras que podem te ajudar e muito na hora de cuidar dos cabelos nesse verão!

Ninguém no mundo deseja ter queda de cabelo, cabelo verde… O fato ruim é que isso tudo acontece e às vezes de modo sazonal ou de modo constante e sério. Ainda que alguns tratamentos químicos possam mostrar resultados rápidos, é comum sofrer com alguns efeitos colaterais. Confira uma série de receitas para acabar de vez com seu problema!

Combata a queda!

Queda

Além de deixar a comida deliciosa, o curry também ajuda na hora de diminuir a temida queda de cabelo.

Receita

Pegue de 5 a 10 folhas frescas de curry e coloque em qualquer óleo (óleo de coco, óleo de oliva, etc). Aqueça gentilmente o óleo, observando com atenção. Assim que as folhas mudarem de cor e ficarem escuras, é hora de retirar a panela do fogo.

Separe somente o óleo e passe no couro cabeludo, massageando-o com delicadeza. Passe o óleo nos fios também e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água em seguida – se desejar, use shampoo.

Você pode fazer este tratamento diariamente durante alguns dias (uma semana, mais ou menos). Se a queda continuar, dê um descanso de uma semana e recomece o tratamento.

Outras receitinhas que também valem a pena…

- Assim que acordar, mastigue uma colher de sopa de gergelim. O gergelim é rico em magnésio e zinco, substâncias vitais para a saúde do cabelo.

- Na hora de ir para a cama, já no fim do dia, tome uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau, que contem ácidos essenciais, antioxidantes e vitamina E. O gosto não é agradável, mas vale a pena.

- Por fim, faça um tratamento externo. Dissolva uma pedra de cânfora em óleo de coco e massageie o couro cabeludo com delicadeza. Faça o procedimento de duas a três vezes por semana.

Combata o frizz!

Combata o frizz!

Parece até que não funciona de tão boba que é, secar o cabelo com papel-toalha faz toda a diferença para diminuir o frizz do seu cabelo ou só manter os cachos com mais perfeição, basta trocar a toalha de verdade por papel-toalha!

Dicas

Não esfregue os seus fios, vá apenas apertando o papel contra eles, eliminando a umidade. A textura dele é mais macia, bem menos agressiva que a da toalha.

Outra opção é usar uma camiseta velha de algodão para fazer o mesmo processo. As toalhas de microfibra também são melhores que as toalhas comuns. Não custa nada tentar, não é mesmo?

Dê descanso ao couro cabeludo…

Dar descanso e relaxamento ao pobre do couro cabeludo é bom e muito preciso…

Receita

Também conhecida como tulsi ou manjericão pequeno, a planta tulasi ajuda bastante a tratar do couro cabeludo. O ideal é fazer um óleo especial, misturando as folhas com óleo de coco.

Pegue um ou dois maços de folhas frescas de tulasi (o suficiente para formar 10 colheres de sopa de pasta de tulasi). Pique as folhas e coloque-as em um mixer, processando bem. Coloque a substância em uma panela aquecida e adicione meio copo de óleo de coco. Misture bem até começar a sair fumaça.

Depois você pode colocar alguns grãos de milho ou feno-grego. Quando os grãos estourarem é a hora certa de tirar a mistura do fogo. Deixe esfriar e guarde em um recipiente adequado.

Quando for passar no cabelo, aqueça um pouquinho a mistura e passe no cabelo inteiro. Massageie bem o couro cabeludo e deixe agir por 25 minutos, meia hora. Lave o cabelo normalmente em seguida.

Repita o processo uma vez por semana (se o seu cabelo for extremamente seco, passe duas vezes por semana).

E para restaurar o pH?

Restaurar o pH

Antes que me perguntem qual é a relação do cabelo com o pH… O pH nada mais é do que uma escala que determina o grau de acidez ou alcalinidade. E o que ele tem a ver com o cabelo? Bom, o pH é a base para manter seus fios saudáveis, brilhantes e macios. Quanto mais alcalino o pH, mais as cutículas do cabelo se abrem. As químicas de transformação, por exemplo, são alcalinas, pois é preciso abrir as cutículas do cabelo, facilitando a penetração do ativo.

O pH alto, porém, danifica o cabelo, que se torna áspero, quebradiço e ressecado. O pH ácido ajuda a fechar as cutículas do cabelo, reter a cor (no caso de cabelos coloridos), a química e restaurar a integridade dos fios.

Receita

Para restaurar o pH de seu cabelo e de quebra deixá-lo mais brilhante e mais fácil de pentear, vá até a cozinha! Pegue tomates e amido de milho (maisena).

Você vai precisar de 1 colher de sopa de amido de milho e 1 xícara de suco de tomate. Misture e passe no cabelo limpo e úmido. Use um pente para ajudar a espalhar.

Deixe agir por 10 minutos e enxágüe – você vai notar a diferença.

Faça seu cabelo crescer mais rápido!

Crescer mais rapido

Dessa todo mundo quer saber, nem que seja para fazer crescer a franja. Essa receitinha faz com que o cabelo cresça mais rápido e fique bonito e encorpado, experimente usar centela, que também e conhecida como Centella asiática, a erva não é muito difícil de ser encontrada, então confira esta simples receita.

Receita

Você vai precisar de pó de centela (de 5 a 10 colheres de sopa – depende do comprimento), pó de emblica (3 colheres de sopa) e pó de henna natural (1 xícara).

Misture os ingredientes e vá adicionando água aos pouquinhos até conseguir formar uma pasta. Umedeça o cabelo e passe algum óleo – pode ser de coco ou de oliva. Aplique a pasta por cima, pegando tanto os fios quanto as raízes.

Deixe agir por meia hora e enxágüe muito bem com água. Repita o processo uma vez por semana.

Seu cabelo brilhante e tonificado!

Brilhante e tonificado

As máscara caseiras funcionam de verdade e essa de salsinha pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, que ficará brilhante e tonificado!

Receita

Você vai precisar de meia xícara de suco de salsinha e 3 colheres de sopa de óleo de oliva.

Misture os dois ingredientes e aplique a mistura no couro cabeludo e nos fios. Massageie a cabeça delicadamente por 15 minutos e deixe agir por mais 20. Enxágue em seguida.

Seu cabelo ainda anda sem brilho?

Brilho

Todo mundo sofre com a falta de brilho nos fios. Fazendo a receita direitinho, tudo terá vida meu bem! ;)

Receita

O óleo de jojoba garante o brilho sem deixar os fios oleosos e a cerveja deixa o cabelo encorpado e forte. Como? Simples.

Misture uma xícara de cerveja morna com uma colher de sopa de óleo de jojoba. Passe no cabelo, deixe agir por alguns minutos e depois é só lavar normalmente (com água e shampoo). O resultado é incrível!

Seu cabelo ficou verde?

O verão já vem trazendo muita dor de cabeça para quem quer dar um mergulho na piscina, mas ao mesmo tempo não quer virar o Huck.

Receita

Muitas piscinas, principalmente aquelas destinadas ao lazer, contêm cloro. O cloro deixa cheiro forte nos cabelos, e para quem tem cabelos claros então, pior ainda! O excesso deixa um tom esverdeado nos fios.

Para combater esse mal, há uma receita muito simples: leite! O leite consegue tirar o cloro, basta usar duas vasilhas, uma passar no cabelo e outra para recolher o líquido, que pode ser reutilizado até você sentir que já está limpo!

Tem mais problemas com o cloro da piscina?

Cloro da piscina

Como disse, é uma delícia ficar de molho durante horas e horas na piscina, porém, devemos lembrar que o cloro não faz muito bem para os nossos fios. Mas isso não é motivo para ter medo, só é preciso ter cuidado com as madeixas, aqui vai uma receita de máscara que vai proteger o seu cabelo do temido cloro.

Receita

Bata um ovo com três colheres de sopa de óleo de oliva (azeite). Amasse algumas cascas de pepino e misture-as com o ovo e o óleo. Aplique a máscara no cabelo, deixando agir por 15 minutos. Enxágue em seguida.

Se você pretende realmente abusar da piscina neste verão, faça o tratamento uma ou duas vezes por semana durante um ou dois meses.

Seu cabelo mais encorpado

Deixá-los mais encorpados e com brilho é uma marvilha só! :D

Receita

Você só vai precisar de água e 2 colheres e meia de cavalinha seca. Coloque a água para ferver em uma panela e depois despeje a cavalinha ali. Deixe-a por 20 minutos.

Lave o cabelo com shampoo normalmente. Quando ele estiver úmido, passe a água nos fios e deixe agir por dez minutos. Enxágue.

Seu cabelo mais forte!

Ví uma receita de um shampoo de proteína bem fácil de fazer. Ele serve para dar brilho e deixar os cabelos mais bonitos.

Receita

Para fazer este “shampoo de proteína” você vai precisar de:
- 1 sabonete para bebês;
- 3,7 litros de água;
- 2 ovos levemente batidos;
- 1 colher de sopa de sua colônia favorita;
- 1 colher de sopa de bórax em pó (também conhecido como borato de sódio).

Rale o sabonete e dissolva-o na água fervente. Deixe esfriar. Adicione os ovos e o bórax e mexa para misturar direitinho. Guarde a mistura em uma garrafa que feche muito bem.

Use este shampoo para lavar o cabelo a cada dois ou três dias, se possível. Lavar muitas vezes o cabelo com qualquer shampoo diminui os óleos naturais dos fios, deixando-os ressecados.

Mais hidratado e perfumado

A receitinha de um shampoo feito com abacate, aloe vera e jasmim além de mais cheiroso é bem legal…

Receita

Você vai precisar de ½ copo de base de shampoo natural, ½ copo de aloe vera em gel, ¾ de colher de sopa de óleo de abacate e ¾ de colher de sopa de óleo essencial de jasmim.

Misture todos os ingredientes e coloque o líquido em um pote com tampa. Deixe descansar por algumas horas – assim ela vai engrossar e o perfume vai se fixar.

Passe no cabelo como se fosse um shampoo normal e deixe agir por alguns minutos. Enxágüe normalmente.
Você vai perceber que o seu cabelo vai ficar macio, hidratado e com um perfume incrível. Dizem até que este shampoo possui qualidades afrodisíacas!

O fim da oleosidade

Oleosidade

Outro sofrimento para a maioria das pessoas, porém, alguns produtos podem ajudar a diminuir esta oleosidade. Um deles é a loção de menta.

Receita

Você só precisa de uma xícara de folhas de menta fresca, uma xícara de água mineral e o suco de um limão médio. Coloque tudo em uma panela e deixe ferver por alguns minutos.

Depois que o líquido estiver frio, é só colocar em uma garrafinha de spray. Assim que você lavar o seu cabelo, você deve retirar o excesso de umidade e passar o a loção da raiz às pontas.

Dica

Compre um shampoo herbal comum e adicione uma colher de sopa de aloe vera e uma colher de sopa de suco de limão.

Lave o cabelo com esse shampoo normalmente. Quando ele ainda estiver úmido, passe nos fios uma mistura feita com uma colher de sopa de suco de limão, uma colher de sopa de vinagre e um copo de água. Não enxágüe.

Espere alguns minutos e enxágüe o cabelo com água morna. Os cabelos ficarão perfumados e limpos por mais tempo.

O fim das pontas duplas!

Pontas duplas

Elas surgem aos montes e para não ficarmos enlouquecidas, tente fazer esta receita simples que leva mel e óleo de oliva.

Receita

Misture 1 colher de sopa de mel com 5 colheres de sopa de óleo de oliva. Se desejar intensificar o tratamento, adicione a gema de um ovo. Aplique a mistura no cabelo todo e no couro cabeludo, massageando com delicadeza.

Envolva a cabeça em uma toalha quente e deixe agir por 20 minutos. Depois é só enxaguar bem e lavar com shampoo.

Outra dica para quem tem pontas duplas é usar óleo de abacate. É só seguir os mesmos passos.

Para cabelos secos…

Cabelo seco

Por mais que seja gostoso passar horas na água, o sol e o cloro não fazem nada bem para os fios, especialmente se o seu cabelo for seco, pois ele absorve mais ainda o que não deve absorver. Aqui vai uma receitinha que protege bastante o cabelo seco:

Receita

Misture uma colher de sopa de suco de pepino, 1 colher de sopa de suco de cebola e meia colher de sopa de óleo de amêndoas. Passe no couro cabeludo e nos fios, massageando bem. Espere agir por 5 minutos e lave normalmente com shampoo.

Dica

Leite morno também ajuda a eliminar o ressecado do cabelo, sabia? Se o seu cabelo está assim, veja só o seguinte tratamento:

Misture bem meia xícara de leite morno com duas colheres de mel e uma colher de óleo de soja. Passe a mistura no cabelo todo, especialmente nas pontas, e faça uma touca.

Deixe agir por uma hora e lave normalmente em seguida.

Para fios brancos…

Fios brancos

Para não tomar a medida drástica de tingir tudo nesta fase, veja só uma receita que ajuda a cobrir estes temidos fios!

Receita

Você vai precisar de 4 colheres de sopa de folhas secas de salvia, meio litro de água fervente, 4 colheres de sopa de rum (sim, a bebida dos piratas!), 30 gramas de glicerina e algumas gotinhas de vitamina E.

Desligue o fogo, coloque a salva na água fervente e tampe. Deixe descansar por 2 horas. Coe o líquido e coloque-o em uma jarra, adicionando o rum, a glicerina e a vitamina. Use uma bolinha de algodão para passar o líquido no cabelo todos os dias.

Os fios brancos ficarão tingidos e depois é só continuar passando a mistura na raiz para controlar a situação enquanto puder.

E atenção: coloque uma etiqueta na jarra para evitar confusões na cozinha!

Proteína

Proteína

Adoro o molho de Shoyu na comida, mas aprendi que ele também ajuda bastante a deixar o cabelo mais lindo. Trata-se de um tratamento de proteína que é simples e eficiente.

Receita

Você vai precisar de 30 gramas de shoyu e uma xícara de água morna. Depois que você lavar o seu cabelo com shampoo, passe a mistura nos cabelos. Deixe agir por 10 minutos e enxágue bem.

Se algum desses problemas citados acima te incomoda, use a receitinha e lembre-se que os tratamentos caseiros não são instantâneos (é preciso ter paciência), mas aliando a uma dieta rica e saudável além de exercícios, pode fazer milagres aos cabelos.

Algumas dessas dicas eu conferí no Hair Experts, um excelente blog sobre cabelos, vale a visita! =]


Você já tá me seguindo no Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e Youtube?! Pois deveria. =)

Para pedidos de maquiagens ou sugerir assunto para post entre em contato via e-mail, Facebook, , Twitter, entre outros meios presentes aqui no blog. :)





Receba os posts do EuMaquio.com por feed ou email

3039 Assinantes Assinar o feed


  • Ana Alice

    na receita para acelerar o crescimento, a henna natural pode ser usada mesmo nos cabelos tingidos?

  • Andressa

    Posso fazer todas de uma vez?!

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Andressa, não faz tudo de uma vez não fiiia… se não o bicho pega e nada vai da certo :D
      De um tempo de pelo menos 10 dias para cada um, até mesmo para ver os resultados.

      Beijoos

  • SIMONE CARGNINO PROVIN

    Gostaria de saber, em que tipo de casa eu encontro os ingredientes para fazer o cabelo crescer, tipo o Pó de Centela, Emblica e Henna em pó?Obrigada.

  • Mariany Gomes :)

    maravilouuus :)

  • http://SaundersJéssica JéssicaSaunders

    Adorei as dicas, meu cabelo é muito ressecado tava mesmo precisando de uma ajudinha.! Só queria saber como faço os sucos de cebola, de pepino…

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Oi JéssicaSaunders,

      acho que bate no liquidificador. rsss

  • http://maryycida maria aparecida silva

    Adorei as sugestoes dadas,princinpalmente a de crescimento p/ os cabelos PARABENS

  • Bárbara

    Uhuuul, d+!! Adorei as dicas xD
    mto boas!!! axei td qe eu queria saber !!!

  • Stephanie

    Minha pergunta eh a mesma da primeira …
    na receita para acelerar o crescimento, a henna natural pode ser usada mesmo nos cabelos tingidos?
    [02]

  • Jenny

    Essas receitas não ficam com cheiro depois?

  • http://fernandamaciel28@hotmail.com fernandamaciel

    bom em meu cabelo fico limdo obrigada

    • Ju

      Eu testei usar o papel toalha para secar o cabelo e realmente baixou bastante o frizz e aqueles cabelinhos novos. Adoreis a dicas!!!Muito obrigada!

  • http://fernandamaciel28@hotmail.com fernandamaciel

    quiria saber como faz o suco de tomati e limão

  • Debora

    Bom dia meu cabelos estou muitos fracos quero saber o que fazer para eles ficarem fortes e crescerem. Aonde encontrar a centela e emblica? Agradeço desde já

  • http://@emiliamaciel emilia

    onde eu encontro o pó de emblica?? Obrigada.

    • ILZETE

      OI MEU CABELO É BRANCO E FRACO,QUERO SABER SE A RECEITA PARA ESCURECER VAI TORNA-LO MAS FRACO E SE A GRICERINA PODE SER EM LIQUIDO???

  • http://nathaliadc05@hotmail.com nathalia

    meu cabelo é curto e escuro mas eu resolvi clarear,pintei um monte de vez e ficou super laranja,escureci de novo e fiz luzes isso num periodo muito curto. meu cabelo ficou uma bosta muito mal cuidado,quebrou muito,com as pontas muito ressecadas. preciso de umas dicas para restaurar meu cabelo e para que ele cresça bem rápido……. bjuuuuuuu

  • nanda

    Gostaria de saber, em que tipo de casa eu encontro os ingredientes para fazer o cabelo crescer, tipo o Pó de Centela, Emblica e Henna em pó?

    bjos

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Oi Nada,

      a casa onde você pode encontrar são especializadas em produtos de beleza, as vezes em farmácias também se encontra.

      Bjus

  • Evelyn

    ta lokaa ??
    faz cada uma vez por semana tipo se vs fizer tudo de uma vez vai acabar intupindo o cabelo '-'

  • Andressa

    A henna, na receita para crescer o cabelo mais rapido, não vai escurecer meu cabelo não? obrigadaaa!

  • graziela

    oi meu cabelo e negro pois pinto e e faço escova progressiva quero saber se a henna prejudica e quero saber onde encontrar o borax.

  • http://bodaboopanzolin@gmail.com Marta anzolin

    Estou cm cabelos brancos e quero deixa-los estou lendo as receitinhas estou gostando muito, os oléos de soja ou azeite de oliva é aqueles normais de cozinha desde já obrigado(a).

  • lele

    adorei as dicas manda mais para quem tem cabelos quimicamente tratados.

  • Sadsanti

    eu posso fazer isso cada semana cada um

  • Fatima

    Fátima Rosa
    a receita do crescimento, a renna pode ser usada em cabelos quimicamente tratados!!!
    obrigada… bjus

  • Marisa Dms

    essa receita para tingir cabelos brancos,é bom mesmo!!!!! eu tenho problemas com cheiro de tintas,e alergiase preciso de algo natural e que funcione …obrigado

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Oi Bruno, tudo bem?

    Só o suco de verduras não irá te deixar cabeludo rs. É preciso um acompanhamento médico com poli vitamínicos e shampoos formulados, ok?

    Bju

  • Luciareginapereira1

    adorei o modo de fazer essas receitas agora eu so quero ver se vai funcionar esperooo praaaaaa verrrrr

  • http://pulse.yahoo.com/_YMAXIEVX3FTQ44HI7P5NI4MNPM Adriana

    otimo quero saber tudo!

  • Su sarmento

    Gentee!!! amei a receitinha que lçeva leite morno com mel e óleo, mas não usei óleo de soja, troquei por de amêndoas, no inicio achei o cabelo meio áspero, mas quando secou naturtalmente….que maravilha, até as pontas espigadas ficaram como seda, vou fazer uma vez por semana…recomendo!!! obrigada

  • Su sarmento

    Gentee!!! amei a receitinha que lçeva leite morno com mel e óleo, mas não usei óleo de soja, troquei por de amêndoas, no inicio achei o cabelo meio áspero, mas quando secou naturtalmente….que maravilha, até as pontas espigadas ficaram como seda, vou fazer uma vez por semana…recomendo!!! obrigada

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Oi Crys, tudo bem?

    Meu cabelo era assim também. Fiz algumas queratinização e MUITA hidratação, os resultados foram super bons. Continuo hidratanto e cortando as pontas de 2 em 2 meses. Faz o mesmo que vai melhor muito. bjo

  • Brasiliengirl1901

    qzesuem tem cabelo tingido pode tb usar esta reseira para cabelos brancos so nas rai

  • felipe

    na receita para selar as pontas duplas en vez de usar uma toalha quente no cabelo posso tb usar uma touca termica

  • Anônimo

    eu gosto de usar óleo de oliva no meu cabelo, fica bem macio!

  • daiana

    nossa mto boas essas receitas msm e mto facio de fazer obrigado msm em vlw

  • MIRELI-PEREIRA

    USE O CREME SEM EXAGUE DA SEDA KERANFORCE COM O OLEO JOHNSONS,AKELE OLEO PARA BEBES ISSO MESMO…
    LAVE O CABELO NORMAL….
    REPARTA O CABELO NO MEIO,DEPOIS COLOKE UM POUCA DE CREME NAS MAOS E 5 OU GOTAS OU MAIS DE OLEO JOHNSON SE PREFERIR…
    OBS;PARA CADA MAO DE CREME 5 GOTAS OU MAIS DE OLEO…
    PASSE O CREME COM O OLEO E MASSAGEIE AMASSANDO OS CABELOS COM AS MAOS PARA DEFINI OS CAXOS…

  • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

    Você precisa de uma avaliação médica Regi, o quanto antes!

  • micaela

    ola gostei muito dessa dicas gostaria de uma receita para a queda de cabelo

  • maria

    adorei

  • Crisdu

    eu li que para o cabelo crescer , vc passa em uma loja agropecuaria e compra vitamina b12 e coloca 01ml no shampoo, isso vai ajudar..

  • mayane bessa

    arasou

  • Isabela dos Santos Andrade

    Amei as receitas vou experimenta-las.. Muito obrigada pela dica bjss até mais

  • flor

    será que curry em pó feito chá é bom pro cabelo crescer?

    • http://www.eumaquio.com/ Ane Medina

      Nunca ouvi falar nisso. Bjos

  • Amanda Rio

    Que monte de baboseira é essa???
    são misturas que não tem nada a ver……. a de abacate com mel até vai, mas as
    outras vai é ressecar o cabelo, principalmente se for cabelo crespo.
    uma vez cai na neura de fazer um alisamento natural a base de óleo e me dei muito mal, porque o meu cabelo arrebentou e muito!

  • joyce

    vou fazer, muito simples as receitas tomara que der certo pois o meu cabelo não para de cair!

  • Renata Santos

    como eu faço com a tomate passo ela no liquidificador ou espremo ou espremo só o suco da tomate??